Presidente da Assembleia de Mt sobre ter mais deputados

0
279

Powered by WP Bannerize

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), confirmou que assim como a Câmara Municipal de Cuiabá, a Assembleia também passará por uma ampliação no número de parlamentares, porém, revela não estar conforme as três novas vagas, já que 24 deputados, para ele, é suficiente.

Botelho disse em entrevista aos jornalistas que a Assembleia Legislativa começou a traçar estratégias estruturais para a criação e adequação das três novas cadeiras no Parlamento Estadual na próxima legislatura.

“Não é fácil de uma hora para outra criar três gabinetes, começamos esse planejamento para prepararmos esses três gabinetes para a próxima legislatura, vamos trabalhar para isso. A Assembleia já foi comunicada, se dependesse de mim não teria, eu acho que 24 está bom. Mas se vai aumentar para 27, beleza sem problemas. Precisaremos inclusive mexer no regimento. O orçamento não muda, está sobrando e estamos devolvendo”, contou Botelho.

A criação de três vagas na Assembleia Legislativa ocorre em razão de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina que o Congresso Nacional adeque o número de deputados à proporção da população de cada Estado, conforme o Censo de 2022.

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou um crescimento expressivo no número de habitantes da capital. Atualmente o número chega a 650 mil pessoas. Com isso, a expectativa é que o Estado passe de oito para nove cadeiras na Câmara Federal, e a Assembleia de 24 para 27 deputados estaduais, e o legislativo municipal de 25 para 27.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta