Nova Orla do Porto 2

0
263

Powered by WP Bannerize

Mais de mil mudas de árvores serão plantadas ao longo dos aproximadamente 600 metros de extensão da Orla do Porto II. A ação faz parte do projeto de requalificação do local, executado pela gestão Emanuel Pinheiro e que será entregue à população nesta quinta-feira (3), às 19h. O trabalho de arborização será realizado às margens do Rio Cuiabá.

A iniciativa é promovida pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e contará com o plantio de cerca de dez diferentes espécies nativas da região. As mudas são oriundas de produção no Horto Florestal Tote Garcia e também de doação do Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Entre as espécies plantadas estão, por exemplo, Ingá, Paineira, Angico, Cambará, Aroeira, Ipês amarelo, branco e roxo, entre outras adequadas para o clima da Capital. De acordo com a programação, o plantio será iniciado na tarde desta quinta-feira e deve ser concluído ao longo desta semana.

“A Limpurb tem sempre buscado dar sua contribuição para garantir a entrega de obras e ações que embelezam nossa cidade e melhoram qualidade de vida da população. Na Orla II, não foi diferente. Desde o início, buscamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Obras Públicas e o plantio é mais uma etapa desse processo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

A ESTRUTURA

Por meio de um trabalho em conjunto entre Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Prefeitura de Cuiabá investiu R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II. O espaço, antes ocioso, agora se tornará mais uma opção de lazer à população e um novo cartão postal da cidade.

O projeto conhecido foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange uma área de mais de 600 metros de extensão. No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras.

Além desses equipamentos, a Orla II conta ainda com esculturas que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também está presente no novo espaço de lazer.

A produção das peças foi feita pelo artista plástico Frede Fogaça, parceiro da Prefeitura de Cuiabá em diversos projetos. Segundo ele, as estátuas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com poliuretano. O tamanho segue a altura real dos personagens, sendo que o primeiro está em pé e o segundo sentado.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta