Primeira-dama de MT impulsiona inclusão e representa o Estado como madrinha nacional do Parajiu-Jitsu na Grécia

0
89
Crédito - Jana Pessôa/Unaf
Crédito - Jana Pessôa/Unaf

Powered by WP Bannerize

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, embarcou nesta sexta-feira (25.10) para Heraklion, na Grécia, para acompanhar a participação dos paratletas de Jiu-Jitsu de Barra do Garças e Canarana no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Também participam da competição atletas da categoria reversa, que são aqueles que, além de competir, também auxiliam os paratletas no dia a dia. O evento ocorre até o dia 29 de outubro.

A participação dos atletas e paratletas recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), em parceria com o programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A comitiva estadual é liderada de maneira voluntária pela primeira-dama Virginia Mendes, que está custeando suas despesas de forma particular, sem ônus para o Governo do Estado. Acompanham a delegação os secretários da Secel, David Moura, e da Setasc, coronel Grasi Bugalho, além da coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.

Essa é a segunda vez que a primeira-dama Virginia Mendes participa de uma missão internacional representando o Governo do Estado. A primeira foi na COP-28, realizada em Dubai, em 2023, onde apresentou os programas SER Família Mulher e SER Família Indígena.

“Foram meses de muito trabalho para que os nossos atletas e paratletas nos representassem neste grande evento, que faz parte da conquista da categoria de paradesporto do Jiu-Jitsu nas Olimpíadas. Estou ansiosa para me encontrar com todos eles”, disse Virginia Mendes.

“É inspirador ver a força de vontade e as barreiras que todos estão vencendo”, destacou.

A participação da primeira-dama Virginia Mendes como madrinha nacional da categoria Parajiu-jitsu é uma das etapas necessárias para que Mato Grosso seja consagrado como o Estado da Inclusão, por meio do Selo Mundial de Inclusão, que a primeira-dama busca.

Após a participação na Grécia, que também uma das etapas para a conquista da vaga do esporte nas Paraolimpíadas, a delegação seguirá para a competição Abu Dhabi World Championships 2024.

Sob o comando de Elcirley Luz, presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP), e do vice-presidente Mário Édson (Cowboy), essa será a maior delegação de paradesporto e desporto mato-grossense da história do Estado, com 15 pessoas, entre atletas, paratletas e equipe técnica.

“Com muita expectativa, acompanhamos os atletas que hoje levam o paradesporto de Mato Grosso ao mundo”, concluiu a primeira-dama do Estado.

É importante destacar os incentivos dos Emirados Árabes Unidos, presentes em 126 países, por meio da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) e da Federação Internacional de Ju-Jitsu (JJIF). A participação dessas entidades tem rendido parcerias e investimentos em diferentes áreas, como desenvolvimento social, econômico e sustentável, dentre outras.

Agenda oficial

Na próxima segunda-feira (28.10), a primeira-dama Virginia Mendes segue para Londres com os secretários David Moura e Grasi Bugalho, onde participarão do Lide Brazil Conference London (Londres, Inglaterra). O evento contará com a participação do governador Mauro Mendes, que será um dos palestrantes. Em seguida, eles seguem para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para reuniões com investidores.

O governador Mauro Mendes retorna ao Estado no dia 5 de novembro, enquanto a primeira-dama Virginia Mendes permanece em Abu Dhabi para acompanhar as competições de Parajiu-jitsu.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta