Botelho é juiz de Vara da 195ª Festa do Senhor Divino 2024, Abertura da tradicional festa foi realizada no domingo e encerra com quermesse no dia 19/5

0
54

Powered by WP Bannerize

Por Itimara Figueiredo (ALMT)
Fotos: Vanderson Ferraz (ALMT)

Com expectativas de reunir milhares de pessoas, a tradicional Festa do Senhor Divino, realizada pela Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, foi aberta com Missa Solene e levantamento do mastro, nesse domingo (5/5), no centro da Capital. O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, esteve presente e é o juiz de Vara da festa. A esposa do parlamentar, Sônia Meira Botelho, também marcou presença no evento que faz parte da cultura cuiabana.

Padre Deusdédit Monge de Almeida, que está há quatro anos na Catedral Basílica do Bom Jesus de Cuiabá, conclamou a população para prestigiar o grande evento. “É uma grandiosa sinfonia de afetos humanos. Gera comunhão, gera amor entre as pessoas. Então, vamos participar!”, disse.

A 195ª edição segue com extensa programação até o próximo dia 19, com quermesse, na Praça Alencastro. Os festeiros do Senhor Divino, o imperador Humberto de Oliveira e Celestino e a imperatriz Maria Claudia de Oliveira Ribeiro Martins, destacam que a progração celebra “tradição, fé, congraçamento e louvor ao Senhor Divino”.

“Preparamos tudo com muita fé e devoção para manter vivas as nossas tradições”, afirmou Celestino.

A imperatriz destacou que as festividades também abraçam aqueles que são de fora e comemora mais um ano de festa. “Que seja uma festa marcante na praça, que traga as pessoas cuiabanas e não cuiabanas para celebrar com todos nós a tradição religiosa que faz parte da nossa cultura”, disse a imperatriz Maria Claudia.

Nesta segunda-feira (6/5), acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta, chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e da esposa Sônia, Botelho participou da missa das 6h30, procissão com a Bandeira do Divino e do tradicional chá com bolo, na antiga residência dos governadores. Momento em que agradeceu a oportunidade de participar como juiz de Vara.

“Que o Senhor Divino sempre dê força aos cuiabanos para continuar sendo um povo sorridente, receptivo, alegre e feliz. Quero dizer da minha gratidão por terem me convidado para participar desse momento, de poder dar a minha contribuição, para manter essa fé, essa tradição. Desejo que cada um de nós seja a luz do mundo, o sal da terra, a imagem e semelhança do nosso Criador e a Trindade do Deus Pai, Deus Filho e que Deus e nosso Divino Espírito Santo possa nos abençoar”, disse Botelho.

“É emocionante, acalenta os corações e nos enche de amor e fé. Sempre que posso participo dessa grandiosa festa”, disse Sônia Meira, primeira-dama da ALMT.

PROGRAMAÇÃO

Os preparativos para a celebração contam com muitos participantes. Além dos Festeiros do Senhor Divino Espírito Santo, têm os festeiros de honra, Jovens do Senhor Divino, de Promessa e de Devoção.

Os eventos preparatórios começam com nove encontros para a novena mensal. Muitas ações são realizadas para arrecadar recursos à igreja.

No social, são feitos almoço regional, bazar do Senhor Divino e prato do Senhor Divino. Além da Ação entre Amigos – rifa; Esmolas; Baile de Gala dos Festeiros e encerra com a tradicional quermesse.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta