Parque da Mulher é inaugurado em Cuiabá

0
56

Powered by WP Bannerize

“À frente do seu tempo, Zulmira Meirelles não se limitou apenas aos desafios conhecidos da maternidade; ela enxergou além, reconhecendo as necessidades daqueles que talvez nunca tivesse encontrado, mas que compartilhavam das mesmas lutas e alegrias que a vida familiar proporcionava. Assim, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, definiu a justa homenagem à mulher que empresta o nome ao novo espaço de lazer entregue pela Prefeitura de Cuiabá, o Parque da Mulher Zulmira Gonçalves Meirelles. A inauguração foi realizada na noite desta sexta-feira (5), durante as celebrações pelo aniversário de 305 anos da capital-mato-grossense pela primeira-dama e pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa.

Cuidadosamente elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro, o espaço serve de inspiração às mulheres. Mãe de oito filhos, Zulmira Meirelles sempre soube ser acolhedora e generosa. Casada com o coronel José Meirelles, ela fundou a primeira creche do Estado e faleceu no ano de 2020, mas deixou um legado de altruísmo. Dotada de uma alma educadora, ela enfrentou com coragem e amor a tarefa de criar seus oito filhos: José Meirelles Filho, Maria Christina Meirelles Neves, Maria Izabel Meirelles, Maria Virginia Meirelles, Maria Elisa Meirelles Muller, Maria Elvira Meirelles, Rogério Meirelles e Ana Lúcia Meirelles.

“Uma mulher sempre muito dedicada, atuante em prol das pessoas. Nos deixou um grande legado”, declarou Maria Virgínia Meirelles.

José Meirelles Filho, filho da homenageada, compartilhou suas emoções e o significado especial da homenagem para sua família. Ele expressou a gratidão por ter vivido mais de sessenta anos ao lado de seus pais e reconheceu a determinação de sua mãe desde sua infância, sempre presente e ativa em casa, organizando atividades e mantendo a família unida. Ao saber da homenagem realizada pela Prefeitura, em colaboração com a primeira-dama Márcia Pinheiro, José sentiu uma mistura de emoções, pois o nome de seu pai, Coronel Meirelles, era frequentemente mencionado, mas reconhecia o papel fundamental de sua mãe nos bastidores, cuidando da família e assumindo responsabilidades dentro e fora de casa. A família se sentiu emocionada com a homenagem, especialmente porque a praça representava os valores e ideais que sua mãe sempre defendeu, como a união familiar e o envolvimento comunitário. José acredita que sua mãe estaria vibrando com essa homenagem, pois reflete seu pensamento e suas aspirações.

“Nosso compromisso é com a qualidade de vida da população. Estamos dedicados a garantir que cada cidadão tenha acesso a serviços e condições que promovam o bem-estar em todas as áreas da vida. Desde que assumimos a gestão já foram entregues mais de 220 espaços de lazer. Já somam três os números de parques entregues pela minha administração. Entreguei o Parque da Nascente, o Parque da Família e, agora, o Parque da Mulher. Acreditamos que investir na qualidade de vida é investir no futuro”, declarou o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.

Ele ainda enalteceu o trabalho realizado pelo social, em benefício dos que mais necessitam e anunciou que nos próximos 90 dias mais sete espaços, semelhantes ao entregue na noite de sexta-feira (5), serão entregues pela Prefeitura de Cuiabá. “Ver as crianças brincando, em um espaço seguro é fantástico. Entregamos um local iluminado, seguro. Isso chama-se qualidade de vida”, finalizou. “Mais do que merecidamente, prestamos uma singela homenagem a uma mulher que serve de inspiração, como propulsora para tantas outras. Uma primeira-dama que deixou um legado de generosidade”, finalizou.

A mais nova área de lazer da Prefeitura de Cuiabá possui 10.440 m² conta com 26 bancos, 01 playground, 01 quadra de vôlei/beach tennis, 02 estações de ginástica, 01 praça de Food Truck, lago e o tradicional “Parcão”, destinado aos pets e seus tutores. Além disso, o parque conta com calçada de 3 metros, de 2 metros para caminhada e capacidade de 28 vagas para estacionamento.

O casal de aposentados Yeda Campos e Hugo Antônio das Neves, residentes no bairro Santa Rosa há mais de uma década, notaram uma significativa melhoria no ambiente local desde a implementação do Parque. Explicam que anteriormente, a área era frequentada por diversos animais, como jacarés, capivaras, araras, tornando-a um local pitoresco, porém desafiador para a comunidade. “A transformação é notável, especialmente considerando que nunca imaginamos residir em frente a um Parque”.

Outro morador, Ulisses Calhao, expressou sua gratidão pelo desenvolvimento local, enfatizando o aumento significativo no valor de sua propriedade. Contou que há três anos, quando adquiriu sua casa na rua Portugal, a área estava em condições precárias, com o parque completamente abandonado e tomado pelo mato, resultando em uma sensação de insegurança. Hoje, ele destaca a transformação, evidenciada pelo som das crianças brincando, que agora pode ser ouvido da sacada de sua casa. Essa cena lhe proporciona uma sensação de segurança e tranquilidade inestimável como pai. Ele reconheceu a dedicação da gestão de Emanuel Pinheiro e do vice-prefeito José Roberto Stopa, além da valorização e humanização trazida pela primeira-dama Márcia Pinheiro

A promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá,  declarou: “Espero sinceramente que este local se torne um espaço de vida e acolhimento genuíno. Acredito que cada um de nós é responsável por cuidar deste local tão bem quanto cuidamos de nossas próprias casas. Gostaria de enfatizar o papel crucial do Ministério Público em colaboração com a Prefeitura de Cuiabá. Este projeto foi idealizado pelo município, agora se torna realidade. Este parque é um legado para todos nós. Espero que possamos desfrutar deste espaço com cuidado e responsabilidade”.

Contra o assédio

Instalado nas imediações do Parque da Mulher, um ponto de ônibus, cor-de-rosa, foi instalado e chama atenção por sua beleza e por carregar uma ferramenta de instrução às mulheres. Ali, foi instalado um QR-Code com informações sobre as inúmeras formas de assédio. “A informação é um importante alicerce para que possamos eliminar esse ciclo de violência que ainda é imposto às mulheres”, declarou Márcia. Participaram do ato de entrega José Meirelles Filho, Maria Virgínia Meirelles, Maria Cristina Meirelles e Verônica Meirelles. Também, a esposa do vice-prefeito, Marialice Mundim. João Hauer, que é diretor da Limpurb, a secretária da Mulher Cely Almeida, Maria Fernanda Corrêa da Costa, da 17ª Promotoria de Cuiabá, e moradores da região, o secretário Raufrides Macedo e o empresário Inácio Pereira. Os padres Felisberto da Cruz e Victor Castilho abençoaram o local.

Veja mais imagens:

https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/cuiaba-ganha-o-parque-da-mulher-zulmira-meirelles-o-terceiro-entregue-pela-gestao-emanuel-pinheiro-primeira-dama-destaca-altruismo-da-homenageada

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta