Prefeito recebe festeiros e confirma presença nas celebrações por Nossa Senhora Auxiliadora

0
173
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Powered by WP Bannerize

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu na tarde desta quarta-feira (17) os festeiros, que estiveram no Palácio Alencastro, para convidar o gestor municipal para participar dos festejos em celebração à santa Nossa Senhora Auxiliadora e para agradecer a parceria da Prefeitura para a realização da festa. Estiveram presentes o rei e a rainha da festa, Luiz Vereda e Kátia Moura, o padre João Vitor Ortiz, acompanhados por vários membros do grupo de festeiros.

A rainha da festa, Kátia Moura, disse que atua como festeira de Nossa Senhora Auxiliadora há 10 anos consecutivos e que neste ano assumiu a missão de coordenar os eventos, que começaram em 1º de maio e terminam no último dia do mês. “Viemos fazer esta visita ao prefeito porque, além da festa constar no calendário de eventos oficiais do município, a Prefeitura foi nossa parceira, apoiadora e colaboradora desde o início, na organização dessa festa. Por iniciativa própria, a Secretaria Municipal de Cultura nos procurou e ofereceu ajuda. Estamos aqui para expressar nossa gratidão, agradecendo também ao secretário Aluízio Leite, que também é festeiro. Temos uma equipe de 150 festeiros, e Aluízio é um deles”, comentou.

O padre João Vitor Ortiz explicou que a tradição de celebrar Nossa Senhora Auxiliadora na capital mato-grossense remonta ao século XIX. “Essa festa tem sua origem na Itália, com Dom Bosco, fundador da congregação salesiana da qual sou membro. A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora foi propagada pelos salesianos, e em 1894, eles chegaram ao bairro do Porto, assumindo a paróquia de São Gonçalo. Nos anos seguintes, em 1912, Dom Aquino, que foi até governador do estado, iniciou a construção do santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, as procissões começaram a adquirir uma grande magnitude ao longo do tempo. Essa festa vai além da dimensão religiosa, tem também uma dimensão cultural e cívica. A nossa visita é uma expressão de gratidão e de manifestação da presença salesiana e da presença de Nossa Senhora. Como o saudoso padre Firmo costumava dizer, Nossa Senhora pertence a Cuiabá e os cuiabanos pertencem a Nossa Senhora Auxiliadora”, revelou.

O gestor municipal ficou muito feliz e honrado com a visita dos festeiros e com o convite para participar da festividade. “A festa de Nossa Senhora Auxiliadora é uma celebração centenária, que sempre foi um marco e uma referência da tradição e da devoção da fé cristã em Cuiabá. Ao longo da sua história, ela cresceu com uma fé inabalável em nosso padroeiro, o Senhor Bom Jesus de Cuiabá, na tradição católica e cristã. Essa festa está associada a outras celebrações populares que demonstram a devoção do povo cuiabano e das famílias locais. É um dos eventos mais importantes e marcantes que representa nossa cultura, tradição e costumes. Como prefeito e também como cuiabano, não poderia deixar de estar presente, além de incentivar, apoiar e unir-me aos festeiros, colaboradores e a todos envolvidos, para que essa festa seja um sucesso e se torne um legado e tradição duradoura para a cidade de Cuiabá”, concluiu.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta