Confusão com a capivara Filó

0
144

Powered by WP Bannerize

O influenciador Agenor Tupinamba, conhecido por postar vídeos nas redes sociais, com “Filó”, sua capivara de estimação, divulgou ontem (18.04) que está sendo acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais pelo IBAMA.

Agenor contou que recebeu uma notificação para retirar todos os vídeos envolvendo a “filó” de seus perfis. Conteúdos com a ‘papagaio’ Rosa, outro bicho silvestre cuidado por ele, também deverão ser deletados, e que terá 6 dias para devolver os animais ao órgão ambiental, e ainda terá que pagar diversas multas que somam mais de 17 mil reais.

Segundo o influenciador, ele estava se arrumando para ir à faculdade quando recebeu uma ligação de seu coordenador avisando que funcionários do Ibama foram até a instituição para falar com ele.

“Chamei minha irmã para ir comigo, chegando lá a gente foi para uma sala, o pessoal começou a falar e começou a jogar as informações. Mostraram as multas que eu tinha que pagar, as acusações foram várias”, disse, bastante abalado.

“Eu vou ter uma reunião amanhã com o pessoal de advocacia e o pessoal jurídico para ver tudo isso sobre as multas, sobre tudo que tá acontecendo. Daí eu tenho uma resposta para vocês. Eu tenho 20 dias para recorrer à minha defesa”, completou.

Em uma nota de esclarecimento postada no Instagram, Agenor diz que escolheu ser um guardião e não um criminoso. Agenor recebeu apoio de solidariedade de diversos seguidores em seu Instagram, que indignados reprovam atitude do IBAMA contra ele. Entre eles, o prefeito de Autazes, no Amazonas, Andreson Cavalcante, e da deputada estadual do Amazonas, Joana Darc.

Confira a nota:

Nota De Esclarecimento

Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida. No total, as multas somam mais de 17 mil reais, valor que nunca nem vi na minha vida.

Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso.

Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria. Com amor, Agenor Tupinambá.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta