Seminário de Educação Básica vai discutir saúde mental pós-pandemia e estratégias para recomposição das aprendizagens

0
264

Powered by WP Bannerize

‘Saúde Mental pós-pandemia: aprender para trabalhar ou trabalhar para aprender’ é o tema da palestra magna que abre na segunda-feira (25), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o VI Seminário de Educação Básica da Rede Municipal de Cuiabá: Ressignificando saberes para a construção de práticas inclusivas. Nesta edição, o encontro, que marca o retorno das atividades escolares após o recesso de julho, terá momentos presenciais (abertura do evento) e on-line, transmitidos pelo canal da Escola Cuiabana no Youtube e formações pelo zoom.

A abertura oficial do Seminário será às 8h, com apresentação cultural de estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejani Ribeiro Campos, participantes do Projeto Flauta Mágica e professores da EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, integrantes do grupo Maestro Querido.

A palestra magna, presencial para as equipes gestoras (diretor, secretário escolar e coordenador pedagógico) das 171 unidades da rede, será proferida pelo psicanalista, educador e escritor, Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida com transmissão para os demais profissionais da educação, pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube.

No período da tarde, serão realizadas duas mesas redondas, on-line, voltadas exclusivamente para as equipes gestoras e transmitidas pela plataforma Zoom com os temas ‘Avaliação Intermediária: impactos, resultados e estratégias para a intervenção pedagógica’ e, ‘O papel da Equipe Gestora na liderança dos processos administrativos, pedagógicos e financeiros’. Simultaneamente, nos Canais 1 e 2, da Escola Cuiabana no Youtube, estarão acontecendo palestras voltadas para professores, técnicos e coordenadores.

No período vespertino, no Canal 1, a partir das 14h30, acontecerão duas palestras direcionadas aos professores. A primeira terá como tema, ‘Ressignificando as práticas pedagógicas: um olhar inclusivo para o processo de ensino aprendizagem’ e a segunda, ‘Recomposição das aprendizagens: estratégias para fortalecer e potencializar a aprendizagem dos estudantes’.

No Canal 2, no mesmo horário, a palestra será direcionada aos técnicos. O tema, ‘Senso de pertencimento, criatividade e protagonismo no ambiente escolar’. Logo em seguida acontece o momento formativo com ‘Práticas em movimento nas unidades educacionais de Educação Infantil e relatos de experiências exitosas’.

No período noturno, a partir das 18h30, no Canal 1, a palestra será voltada para professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema ‘Recomposição das aprendizagens: estratégias para fortalecer e potencializar a aprendizagem dos estudantes da EJA’.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou a importância do Seminário de Educação Básica, para a valorização das experiências e o fortalecimento do percurso formativo dos profissionais, por meio do diálogo e da troca de saberes. “É uma forma de humanizarmos as relações entre os sujeitos envolvidos no processo educativo e de ressignificarmos a atuação dos estudantes, família, educadores e da Secretaria de Educação, visando uma educação pública de qualidade, com foco na recomposição da aprendizagem dos estudantes, potencializando o processo de implementação da Escola Cuiabana”, reafirmou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

O Seminário de Educação Básica se encerra às 20:30h.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta