Dr. João destaca importância do jornalismo e entrega prêmios aos vencedores do Troféu Parlamento da ALMT

0
36
03_carnavalchapada2026_728x90

RECONHECIMENTO
Dr. João destaca importância do jornalismo e entrega prêmios aos vencedores do Troféu Parlamento da ALMT

Deputado também destacou com orgulho o desempenho dos estudantes da Unemat de Tangará da Serra, premiados na categoria universitário.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), participou da cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo Troféu Parlamento e destacou a importância de reconhecer o trabalho jornalístico sério e comprometido com a sociedade mato-grossense. O evento foi realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na noite de quinta-feira (29) e reuniu profissionais da imprensa, acadêmicos, autoridades e convidados. Estudantes de Tangará da Serra foram destaque na premiação.

O prêmio contemplou os três melhores trabalhos nas categorias reportagem em texto, telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e universitário. Ao todo, o concurso recebeu 293 produções publicadas entre 1º de janeiro e 24 de novembro de 2025, com participação de 54 empresas de comunicação de 19 municípios de Mato Grosso, o que reforça a abrangência e a relevância da iniciativa.

Durante a solenidade, Dr. João afirmou que o prêmio representa um marco para o Parlamento e para a imprensa estadual, ao valorizar o jornalismo responsável, ético e comprometido com a verdade. Segundo ele, reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação é fortalecer a democracia e a transparência pública.

“É um dia histórico para a Assembleia Legislativa e para o jornalismo mato-grossense. Esse prêmio Parlamento é fantástico para valorizar o verdadeiro jornalismo, investigativo e comprometido com a sociedade. A imprensa tem um papel essencial na vida das pessoas e no fortalecimento das instituições”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou que não há democracia sem uma imprensa livre e atuante. Para ele, o trabalho diário dos jornalistas é fundamental para garantir informação de qualidade à população. “Não existe democracia sem uma imprensa verdadeira. Hoje nós temos uma democracia porque temos jornalistas que acordam cedo, vão às ruas e buscam a informação correta, ouvindo os dois lados e cumprindo sua missão social”, completou.

Além da premiação, a programação do evento contou com palestras do jornalista Fernando Mitre, que falou sobre a missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição, e do publicitário Marcelo Vitorino, que abordou o uso da inteligência artificial como aliada da comunicação.

O deputado Dr. João também destacou com orgulho o desempenho dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, premiados na categoria universitário. Os alunos Alexandre Cardoso, Anderson dos Santos e Guilherme Costa conquistaram o terceiro lugar com a reportagem “O apoio da ALMT ao curso de jornalismo da Unemat”.

Para o parlamentar, o reconhecimento aos acadêmicos demonstra a importância de incentivar a formação de novos profissionais e de fortalecer o jornalismo desde a universidade. “Ver estudantes sendo premiados é a prova de que estamos no caminho certo ao incentivar a educação, a comunicação e o pensamento crítico. O futuro do jornalismo passa por esses jovens. Ainda mais feliz por ser da nossa cidade, inclusive já fiz um convite a eles para estarem no meu gabinete”, concluiu Dr. João.

O deputado também disse ter ficado orgulhoso de ter participado de uma das reportagens premiadas na categoria Telejornalismo, realizada pela repórter Nayana Bricat.

“Assim que nos ligaram pedindo a entrevista para contar sobre os serviços gratuitos que reforçam a inclusão e a cidadania para a população aqui na Assembleia Legislativa, nós atendemos de pronto. E é por isso que o jornalismo é tão importante para a nossa população. Ele informa, ajuda as pessoas no dia a dia. Pode ter certeza que muitos procuraram esse serviço por conta desta reportagem”, pontuou.30

02_carnavalchapada2026_728x90

Deixe uma resposta