A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta terça-feira (2) para compartilhar uma mensagem bíblica justamente no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados.
No Instagram, Michelle publicou o Salmo 100, que fala sobre gratidão e fé: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras (…) porque o Senhor é bom, e eterna é a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração”. Foi sua primeira manifestação pública desde o início da análise do processo.
O julgamento
O caso é analisado pela Primeira Turma do STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e trata da Ação Penal 2668, em que Bolsonaro e aliados respondem por tentativa de golpe e outros crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.
As sessões estão marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, com expectativa de votação a partir da próxima semana. O julgamento começou pela manhã, quando o relator leu o relatório da ação penal, seguido pela manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que defendeu a condenação dos réus.
Na parte da tarde, foi a vez das defesas iniciarem as sustentações orais. O primeiro a se manifestar foi o advogado de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que é delator e também réu no processo.
Quem são os réus?
Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF;
Augusto Heleno – ex-ministro do GSI;
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice em 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Expectativa
Foram destinadas oito sessões para análise do caso. A votação que pode levar à condenação ou absolvição dos réus deve ocorrer nas próximas etapas do julgamento. Caso condenados, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.